Como distribuir fogão, geladeira e mesa em cozinhas pequenas
Curso de Decoração

Como distribuir fogão, geladeira e mesa em cozinhas pequenas

Sendo a cozinha uma área de trabalho é muito maior a preocupação com a ventilação, com o tamanho, com a área de circulação, iluminação, enfim cuidados esses, que são fundamentais para dar mais conforto para quem trabalha.

Diante do exposto acima, o cuidado com todos os detalhes quando se trata da cozinha jamais vai ser exagerado e um cuidado especial que devemos ter é com a disposição dos móveis uma vez que isto influi diretamente na maior ou menor facilidade de movimentação dentro deste espaço. Influi ainda em outros fatores como iluminação e por isso devemos ter o cuidado de colocar a bancada onde costumamos preparar os alimentos antes de colocá-los no fogo.

Na verdade o tamanho da cozinha vai influir diretamente na posição em que colocaremos os móveis, mas de modo geral tem certa lógica que deve ser seguida quanto ao modo de acomodar fogão geladeira e mesa quando tivermos uma cozinha pequena. Quando desta arrumação existem regras que não devem ser desconsideradas como é o caso de não colocarmos a geladeira ao lado do fogão e claro que nem mesmo precisamos explicar o porquê dessa norma.

Hoje em dia nos grandes centros urbanos cada vez mais as pessoas estão tendo de se acomodar em apartamentos compactos onde as peças têm o tamanho mínimo necessário. Isso faz com que grande número dessas pessoas adquiram prática de lidar com isso. Entretanto, aqui vão algumas dicas essenciais para essa acomodação. Como já falamos, fogão e geladeira são antagônicos e por isso se tivermos, por exemplo, uma cozinha retangular ou quadrada o ideal é que o fogão, a pia e a geladeira sejam colocados em uma mesma parede, de preferência próximos um do outro, pois isso facilita o trabalho de quem vai preparar os alimentos. Quanto a mesa, o ideal seria que pudesse ficar em outra parede, se possível um pouco afastada dos outros móveis para acomodar cadeiras ou banquinhos.

Essa seria a colocação perfeita, porém as diferentes formas e tamanhos de cozinhas oportunizam uma gama muito grande de maneiras de se fazer a arrumação desses móveis, mas sejam quais forem as alterações que tenhamos de fazer devemos sempre ter o cuidado de deixar o fogão o mais próximo possível da pia uma vez que isso facilita bastante o trabalho. Cuide bastante de deixar o maior espaço possível para a circulação. Um cuidado que também devemos ter é com o tamanho dos móveis, não podemos colocar uma geladeira grande ou um fogão de 6 ou 8 bocas nem uma mesa para inúmeras pessoas numa cozinha minúscula como tem muitos apartamentos.

Comentários sobre o texto.

  1. Virlete
    março 6th, 2012 | 16:52

    gostaria de uma sugestão para cozinha de 3X4 (ou mais espaço no comprimento tenho mais….na parede de tres metros tem uma porta da área de serviço….ficaira agradecida se me atender…

Dúvidas? Sugestões? Escreva abaixo!