Como renovar o piso da cozinha gastando pouco
Curso de Decoração

Como renovar o piso da cozinha gastando pouco

A cozinha é um ambiente que cada vez mais contribui para a valorização da casa, pois para bem além de sua primordial função a cozinha se consolidou como um espaço de convivência da família. Isso faz com que todos busquem dar mais charme a este cômodo, o que nem sempre é possível com a grana curta como anda a maioria dos trabalhadores brasileiros. Para fazer isso de forma mais simples e barata é preciso usar a imaginação e partir para uma reforma pequena sem aqueles terríveis quebra-quebra, mas que dê uma cara a esse ambiente.

Piso da cozinha barato

Uma das maneiras mais simples de colocar uma roupagem nova em sua cozinha é reformar o piso, mas nem sempre é possível fazer a troca completa ou muitas vezes a casa é de aluguel e não queremos fazer maiores gastos, portanto o ideal é encontrarmos uma maneira de renovarmos o piso da cozinha gastando pouco.

Uma dica importante dada por engenheiros ou arquitetos é sobrepor um piso ao já existente em sua cozinha. Para isso é preciso usar uma argamassa especial que é mais cara do que o cimento comum, entretanto com ela é possível a colocação sem ter de quebrar o piso existente, o que além de evitar toda aquela sujeira provocada com a remoção do antigo piso ainda economiza na mão de obra e, no final das contas, não sei se sai mais caro mesmo. A verdade é que a mão de obra para remover esses pisos antigos não é pouca, pelo contrário, se o piso for muito antigo é bastante complicado para tirar tudo.

No caso da sobreposição, o ideal, segundo os arquitetos, é dar uma boa lixada no piso antigo. Temos ainda uma opção mais fácil que seria o uso de pisos com sistema de encaixe macho-fêmea.

Renovar o piso da cozinha

As vantagens da sobreposição já ficaram evidentes, entretanto agora temos de lembrar da desvantagem em usar esta técnica mais econômica para renovar o piso da cozinha e essa desvantagem é que o piso fica mais alto deixando um pequeno degrau para as demais peças o que pode ser um inconveniente quando na casa moram pessoas de mais idade. Com essa diferença no piso teremos de acertar a altura da porta.

Alternativa de renovação que gastaria ainda menos é a pintura do piso de cerâmica da cozinha com tinta epóxi ou então tinta acrílica especifica para pinturas de pisos. Esta é uma das soluções mais em conta e o único cuidado é com o tempo de secagem que demora um pouco, por isso seria ideal fazer isso com os moradores fora de casa.

Comentários sobre o texto.

  1. cintia
    fevereiro 16th, 2012 | 13:13

    oi,comecei uma reforma na cozinha,só que não estou gostando,por favor gostaria que me desse uma sugestão para fazer a reforma prática e bonita na cozinha. como devo enviar as fotos? agradeço, abraço!

  2. fevereiro 29th, 2012 | 19:55

    Outra idéia prática e econômica é pintar o piso antigo. Qualquer piso pode ser pintado, basta saber qual é o tipo de tinta ideal para cada superfície. As tintas podem ser feitas em quaquer cor, o que as tornam uma excelente alternativa na hora de renovar a decoração.

  3. Rogerio
    abril 27th, 2012 | 14:23

    Quero reformar minha cozinha tenho uma ideia so que queromos uma cozinha moderna bem gostosa, entao o ambiente pe direito 2×70 as parede 3×30 a outra 3×40, eu pretendo retirar um banheiro e fazer um lavablo para aumentar minha cozinha assim ela ficaria 3×30 por 4×0.
    minha cozinha e simpes ela tem moveis nas 03 paredes da bertoline estamos querendo trocar para outro moveis da bertoline que e de aço.
    Gostaria de uma ajuda, para que ficasse linda a cozinha.

  4. francisca
    maio 10th, 2012 | 2:32

    eu queria uma sujestão o piso do quintal manchou q tinta devo usar para melhorar a aparencia e esconder as manchas obrigada

  5. sonia maria luiz vieira soares
    novembro 9th, 2012 | 14:58

    posso colocar papel de parede no banheiro, existe algum papel lavavel? posso utilizar outro tipo de rstimento para o piso da cozinha? Grata Sonia Abraços

  6. MARCIA PEIXOTO
    janeiro 4th, 2013 | 16:50

    Boa tarde,
    Gostaria que me enviasse uma forma bem em conta financeiramente para reforma da minha cozinha. Tenho as fotos com as medidas, se for o caso envio a voces para uma avaliação. Se vcs puderem me ajudar ficarei feliz. `Me ajude neste sonho!
    Desde já fico agradecida.
    Marcia

  7. SELMI
    janeiro 27th, 2013 | 17:42

    Olá, minha cozinha é de cimento queimado vermelho, estou querendo pintar de vermelho mesmo. Para isso qual a melhor tinta?

  8. elisabeth
    janeiro 30th, 2013 | 13:00

    estou reformando a minha cozinha e gostaria de pintar o piso que é de ceramica de 20×20 cms. Que tinta devo usar?

    grata elisaBETH

  9. marcio mendes
    dezembro 31st, 2013 | 0:43

    Boa noite!! Quero fazer em minha casa uma cozinha com fogao a lenha e churrasqueira em uma area de 40mts quadrados.Gostaria de ter algumas ideias.

Dúvidas? Sugestões? Escreva abaixo!