Dicas de como mudar sua cozinha
Curso de Decoração

Dicas de como mudar sua cozinha

Em muitas casas, a cozinha é o ambiente em que  as pessoas ficam mais tempo. Há tipos diferentes de cozinhas, incluindo as  em forma de corredor, em forma de U, em forma de L, cozinhas modernas com ilha, as que têm conexão com um pátio ou terraço e diversos outros.

As tendências em decoração de cozinhas muda o tempo todo, mas há uma constante: mesmo que o estilo e os critérios decorativos mudem, é preciso prezar pela praticidade.

A cozinha pode ter muitas e diferentes funcionalidades, dependendo das pessoas que a utilizam. A cozinha de um solteiro não é igual a de uma família com vários filhos. Um homem ou mulher que vivem sozinhos e trabalham o dia todo, tem pouco tempo para cozinhar e fica pouco tempo dentro de casa, enquanto que uma família numerosa vive uma realidade diferente. Por isso, talvez o mais importante na hora de decorar uma cozinha é ter bem claro quais os seus propósitos e quais as necessidades que devemos satisfazer com isso.

Ter tempo para cozinhar, fazer compras semanais, mensais ou diárias, ter espaço para uma lava-louças, todos são fatores que vão influenciar na escolha da decoração ideal, principalmente se sua cozinha for pequena. Leia abaixo dicas de como mudar sua cozinha conforme suas necessidades!

Funções da cozinha

Antes de qualquer modificação, devemos pensar em que tipo de atividades se desenvolverão no ambiente.

Mesmo que seja pequena, a cozinha é mais que um lugar onde se cozinha, mas as vezes vira escritório, lugar de leitura ou costura, atelier de pintura, lugar onde se fazem as contas da casa, a lição de casa das crianças e uma das mais importantes: ser o lugar de reunião da família nos raros momentos em que todos se encontram na mesma hora em casa.

Cada uma dessas atividades requer áreas específicas que podem ser compartilhadas ou anexadas à cozinha.

Algo muito importante é consultar decoradores ou arquitetos profissionais, pois eles são capacitados a planejar e dar conselhos sobre como a decoração poderá se adaptar as suas necessidades. Abaixo, alguns conselhos que lhe serão muito úteis:

Três setores na cozinha

O ambiente deve ser organizado em três setores, isto é, três zonas diferenciadas: cozinha, limpeza e área de secar. Estes 3 espaços devem estar próximos um do outro para que possamos trabalhar e atuar de forma coerente.

Além disso, se o encanamento padrão não lhe obrigar colocar a pia da cozinha num lugar especifico, é bom que fique próxima de uma zona com luz natural.

Acredite ou não, os eletrodomésticos como freezer, geladeira, microondas ou fogão, que são bastante úteis, podem ser um fator de limitação de espaço caso estejam mal distribuídos. Muitas pessoas fazem perguntas do tipo:

  • Onde colocar o microondas em uma cozinha pequena?
  • Onde colocar geladeira e freezer numa cozinha pequena?
  • Como colocar lavalouça em cozinha pequena?
  • Como distribuir fogão, geladeira e mesa na cozinha pequena?
  • Como distribuir os móveis da cozinha?

A resposta para essas questões é simples: faça do jeito em que não haja conflitos entre os diversos itens. É preciso haver espaço para as pessoas (mesmo que seja apenas 1) circularem!

Também é preciso lembrar que as portas ocupam espaço na hora de mover-se pela cozinha e não apenas na entrada do ambiente: também a porta da geladeira, do forno, do microondas. O espaço ocupado quando alguém está na pia ou à mesa também dificultará a circulação, sobretudo em espaços pequenos como a cozinha de um apartamento de um ou dois ambientes.

O desenho da cozinha

Falemos sobre o desenho. Antes de pôr mãos à obra, convém revisar o tipo e o estilo que lhe agrada: tradicional de madeira, rústica tipo inglês, linha branca, moderna com mármore e vidro, econômica (para quem não quer gastar muito), aberta tipo loft, ou com mesa retrátil.

Guie-se com revistas de decoração, que sempre lhe podem proporcionar uma boa ideia. Isso também pode ser aplicado aos utensílios. Nesse ponto, é preciso considerar a medida do ambiente com a quantidade e tamanho dos utensílios. Fazer um rascunho do ambiente na planta também pode ajudar.

Pensar no futuro também ajuda: avalie a possibilidade de um dia você querer comprar um microondas maior, uma geladeira, móveis ou gabinetes novos, etc.

Não pensar nesse tipo de coisa é algo que depois vai refletir em um erro conceitual que pode transformar seu futuro em uma realidade bem apertada.

Comentários sobre o texto.

  1. rosi alonso
    abril 1st, 2011 | 23:03

    uma duvida. onde usar a mesa da cozinha, no meio ou encostado na parede?

    desde já muito obrigada.
    beijos

  2. Miriam
    junho 26th, 2011 | 11:59

    Posso colocar o forno de microondas em cima da geladeira para economizar espaço, pois vou morar em uma kitnete. Desde já agradeço a atenção.

Dúvidas? Sugestões? Escreva abaixo!