Móveis para cozinhas pequenas
Curso de Decoração

Móveis para cozinhas pequenas

Antigamente as cozinhas eram um espaço de domínio exclusivo das mulheres e ocupavam uma parte considerável da área da casa, eram peças amplas, arejadas e onde toda a família se reunia para as refeições. Contudo, ao longo do tempo, a mulher foi assumindo outros papeis, alçando novos voos e a cozinha deixou de ser uma área estritamente da mulher-dona da casa e passou a ser ocupada por outras pessoas, perdendo assim muito da sua vitalidade. Nesse tempo as cozinhas se tornaram áreas de trabalho, destinadas apenas ao preparo dos alimentos da família, com espaço necessário para uma pessoa cozinhar e armazenar os alimentos.

Móveis para cozinha pequena

Hoje, as cozinhas contemporâneas são normalmente áreas pequenas, porém dinâmicas, sendo muito comuns as cozinhas americanas, que permitem a integração da área de trabalho com a área de refeição, possibilitando que todos interajam durante o preparo dos alimentos e as refeições. Podemos perceber que os estilos de cozinha refletem também o estilo de famílias e o papel das mulheres ao longo desse tempo, no início donas de casa, agregadoras da família em torno de si, depois saíram em busca de trabalho e do seu espaço no mundo, muitas vezes relegando o cuidado da família a terceiros. Hoje o modelo de família predominante é aquela em que todos trabalham e todos interagem, assumindo e dividindo tarefas, em busca do bem comum.

Depois de tantas divagações acerca da relação dos modelos de cozinha com o papel da mulher e da família, voltemos ao tema de nosso artigo, os móveis para as cozinhas pequenas. Dentro desse parâmetro, de uma cozinha pequena, porém funcional em que todos atuam, o ideal é a escolha de móveis projetados especificamente para o espaço que se tem disponível, criando um ambiente acolhedor e com o estilo da casa, seja ele moderno ou mais tradicional. Os móveis de cozinha sob medida possibilitam um aproveitamento melhor, permitindo a criação de espaços diferenciados, com áreas de trabalho e áreas de alimentação que se integram mas mantém a sua funcionalidade, palavra chave de uma cozinha pequena e bem planejada.

Se você está construindo ou reformando sua cozinha planeje bem este espaço e verifique as prioridades da sua família, se é um espaço só para preparar os alimentos ou é um espaço para a integração de todos, e então escolha os móveis de forma que crie um ambiente propício aos seus objetivos, é claro que com muito charme e estilo.

Comentários sobre o texto.

  1. ana selma
    novembro 29th, 2011 | 13:00

    quero uma ajuda para arrumar minha cozinha

  2. marline
    janeiro 9th, 2012 | 16:59

    vou casar e preciso decorar minha cozinha quero uma decoracao em preto e branco; uma decoracao planejada pra n me arrepender

Dúvidas? Sugestões? Escreva abaixo!